Pesquisar preços e aguardar promoções garantem ceia de Natal mais barata
11 de dezembro de 2019
Ceia de Natal com o tradicional Peru Foto: Reprodução
Assinado por: Camilla Muniz
Melhor estratégia é deixar a pressa de lado, ensina especialista
RIO - Já começou a contagem regressiva para o Natal, e as prateleiras dos mercados estão cheias de produtos para a ceia. Embora a vontade de comprar logo alguns itens seja grande — principalmente para ir comendo antes de 24 de dezembro —, a melhor estratégia para quem quer economizar é deixar a pressa de lado e aguardar as promoções que aparecem dias antes da festa. É o que indica a planejadora financeira Myrian Lund, da Lund Finanças.
Dados do IBRE-FGV indicam que o bacalhau é o produto que mais vai pesar nas compras para a ceia de Natal deste ano. Nos últimos 12 meses, o valor cobrado pelo pescado subiu 10,6%. Para conseguir pagar menos, o ideal é pesquisar preços em vários estabelecimentos até encontrar um bom desconto.
— Com certeza, vai haver promoções. O que a pessoa também pode fazer é elaborar cardápios alternativos. Por exemplo: se, em uma semana, o salmão ficou barato, ela pode comprar esse peixe e usar no lugar do bacalhau — afirma Myrian Lund: — Não se deve comprometer todo o orçamento no fim de ano. É importante manter uma reserva de emergência nesta época.
Frequentador assíduo dos supermercados, o servidor público Jeovani de Oliveira, de 54 anos, acredita que as compras com antecedência só valem se o preço for muito convidativo. No entanto, faz um alerta:
— À medida que o Natal fica mais próximo, fatalmente aparecem mais ofertas. O problema é que, muitas vezes, a qualidade do produto fica aquém. Então, o segredo é comprar com consciência para obter mais vantagens. Se a pessoa achar que o produto não está com muita demanda e pode baixar de preço, aí é melhor esperar — diz Oliveira, um dos "caçadores de ofertas" do "Qual oferta", plataforma dos jornais O GLOBO, EXTRA e Expresso que reúne no impresso e no digital as melhores promoções de supermercados, drogarias e lojas de departamento de Rio e Grande Rio.
Outra maneira de economizar, de acordo com Myrian Lund, é juntar a amigos e vizinhos e adquirir os itens da ceia natalina no atacado.