Aplicativos de supermercados facilitam as compras e oferecem descontos
10 de dezembro de 2019
Assinado por: Camilla Muniz
Redes investem em promoções personalizadas
RIO
- Na era digital, o consumidor que não está antenado com as novidades perde a chance de economizar. Por isso, o servidor público Jeovani de Oliveira, de 54 anos, fica conectado a aplicativos de supermercados, de olho em promoções e vantagens oferecidas. Por meio da tecnologia, diversas redes dão aos clientes facilidades na hora das compras, além de descontos e da possibilidade de acumular pontos para trocá-los por brindes.
— Eu uso aplicativos de dois supermercados e acho muito válido. Um deles me permite escolher os produtos que quero, pagar no cartão de crédito e receber tudo em casa. Essas ferramentas tornam as compras mais práticas, e o consumidor ainda tem a chance de obter algo a mais — diz Oliveira, um dos "caçadores de ofertas" do "Qual oferta", plataforma dos jornais O GLOBO, EXTRA e Expresso que reúne no impresso e no digital as melhores promoções de supermercados, drogarias e lojas de departamento de Rio e Grande Rio.
Segundo o consultor de varejo Marco Quintarelli, os aplicativos são a maior aposta do comércio no momento para fidelizar a clientela. Graças à tecnologia, os varejistas conseguem conhecer as preferências de compra do consumidor e oferecer descontos exclusivos sobre os produtos que a pessoa mais costuma levar para casa. Com isso, todos saem ganhando, já que o supermercado, em vez de baixar o preço para todo o público, dá o benefício apenas a um segmento.
— O processo de customização do atendimento é importante, porque a briga pelo cliente é cada vez maior. A ideia é atender às necessidades do consumidor e proporcionar um diferencial a ele — afirma Quintarelli.
Confira abaixo as funcionalidades dos aplicativos das principais redes de supermercados:
Extra
O Clube Extra tem a seção "Meu desconto", na qual o cliente encontra ofertas personalizadas com base no seu comportamento de compra. Com um clique, é possível ativar descontos em produtos adquiridos com frequência e em outros que poderiam ser do interesse da pessoa. O abatimento é aplicado no fim da compra, após o consumidor digitar o CPF no caixa.
Há ainda a possibilidade de acumular pontos de acordo com o valor gasto no supermercado e, depois, trocá-los por brindes.
Pão de Açúcar
O Pão de Açúcar Mais, assim como o Clube Extra, conta com a funcionalidade "Meu desconto", que apresenta promoções exclusivas para o usuário. Além disso, permite que o cliente faça as compras em casa: pelo aplicativo, a pessoa escolhe os itens que deseja e paga com cartão de crédito. Pouco depois, recebe os produtos sem precisar se deslocar. Outro benefício proporcionado pela ferramenta é o agendamento de fila. Enquanto faz as compras na loja física, o consumidor pode reservar um horário para passar no caixa reservado aos cadastrados no aplicativo e, assim, poupar tempo.
Mundial
No aplicativo Supermercados Mundial, o consumidor tem acesso a promoções exclusivas e ofertas relâmpago em tempo real. O cliente também pode criar sua própria lista de compras, consultar o encarte atualizado e ver a lista com os endereços de todas as lojas. A ferramenta indica qual é a unidade mais próxima da pessoa.
Sam's Club
O Sam's Club Brasil reúne quatro funcionalidades. Uma dela é a "Click & Go", que permite o escaneamento pelo smartphone do código de barras dos produtos colocados no carrinho. O consumidor, em seguida, pode finalizar a compra para que sejam exibidos a identificação do usuário e o valor total da compra. Com esses dados, ele pode ir direto ao caixa reservado para atendimento ao usuário do aplicativo e fazer o pagamento de maneira mais ágil.
A ferramenta também informa a loja mais próxima de onde está o consumidor, permite a consulta de preço de produtos por leitura de código de barras e dá acesso ao canal para se tornar sócio do clube de compras.
Carrefour Brasil
Ao baixar e fazer login no aplicativo Carrefour Brasil, o consumidor automaticamente é cadastrado no programa de fidelidade Meu Carrefour. Com isso, recebe descontos personalizados de acordo com suas preferências de compra — as ofertas são ativadas na própria plataforma. O cliente ainda pode usar o celular como um leitor de preços, que funciona como as máquinas de consulta presentes nas lojas físicas. Outro benefício é o acesso à versão premium da plataforma Cybercook, na qual é possível obter informações nutricionais sobre receitas.
Outras redes
Os supermercados Guanabara, Inter e Rede Unno informaram que estão reformulando seus aplicativos. O Prezunic ainda não tem aplicativo próprio para compras. Os clientes que desejarem receber ofertas por WhatsApp podem enviar a mensagem “Ofertas Prezunic”para o número (21) 99059-6594. A reportagem não conseguiu contato com Zona Sul, MultiMarket e Supermarket.