Como economizar na obra: bloco de concreto pode sair mais barato que tijolo de barro?
24 de junho de 2021
Blocos de concreto ajudam a reduzir despesas com acabamentos
Foto: Agência O Globo
Assinado por: Stephanie Tondo
Fazer projeto estrutural ajuda a prever gastos e avaliar qual material é mais vantajoso
A construção de alvenaria com tijolos de barro é a técnica mais utilizada em obras residenciais no Brasil. No entanto, nem sempre será a opção com melhor relação custo-benefício. Para reduzir os gastos com material, é fundamental fazer projetos arquitetônicos e estruturais, em que os profissionais irão identificar as necessidades do imóvel e o melhor tipo de construção a ser realizada. Em muitos casos, os blocos de concreto, por exemplo, apesar de serem mais caros que os tijolos cerâmicos, podem representar uma despesa menor no fim das contas.
— Os blocos de concreto têm um desempenho estrutural melhor que o tijolo cerâmico, e a relação com a metragem quadrada também é menor, ou seja, utilizamos menos blocos por metro quadrado. Com isso, a utilização dos dois sistemas se equilibra. O bloco tem mais rugosidade e para execução de emboço ou de estuque de gesso pode eliminar a etapa do chapisco. No caso do tijolo cerâmico precisa ser criada uma rugosidade para ancorar o emboço, aumentando o custo final da produção — explica Marcelo Vinícius Gomes, professor do Ibmec RJ e sócio da empresa MTekton Arquitetura.
Outra vantagem do bloco de concreto é a possibilidade de evitar acabamentos, como reboco e até mesmo pintura. Com o crescimento da tendência de arquitetura industrial, muitas construções têm utilizado paredes apenas com os blocos, para valorizar a aparência rústica do material.
Para o arquiteto Marcelo Vinícius Gomes, a eliminação da etapa do emboço diminui muito o custo da obra, principalmente considerando que o preço do cimento tem aumentado nos últimos meses, com o aumento da demanda pelo produto. As vendas de cimento registraram alta de 14% em maio, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC).
Porém, para quem deseja aderir à tendência da parede de blocos de concreto sem reboco, é preciso tomar alguns cuidados, que incluem gastos extras.
— O cuidado que deve ser tomado é devido à exposição das paredes às intempéries, como sol e chuva, para que a propriedade física não seja degradada. Precisa proteger com a aplicação de selador acrílico (para selar os poros) antes de pintar e proceder a manutenção desse sistema de pintura.
Construções 'secas' reduzem custo final
O arquiteto ressalta ainda que, além da alvenaria, existem hoje no mercado outros tipos de construção que podem ser mais econômicas, como drywall e contêineres.
— Nossa construção é mais tradicional e artesanal e, com isso, se torna onerosa, quando falamos de construções em alvenaria. O avanço da tecnologia trouxe as construções "secas", que, além de agilizar a obra, reduzem consideravelmente o custo final. Contudo, precisa de mão de obra especializada — pondera.
Segundo ele, as construções com container vêm ganhando força e sendo viabilizadas pelo custo final e pela agilidade. No entanto, ainda têm dificuldades, como a necessidade de preparação do contêiner para recebimento de instalações e tratamento térmico e acústico.
— A legislação brasileira ainda considera o contêiner uma construção temporária e precisa avançar mais nessa questão. Hoje várias lojas, fastfoods e residências são construídas em contêiner, com um excelente desempenho.