Réveillon: veja como escolher a roupa para a virada do ano sem gastar muito

29 de dezembro de 2020

Virada do ano é oportunidade para se arrumar, mesmo para ficar em casa Foto: Pexels

Assinado por:  Stephanie Tondo

Em meio à pandemia de Covid-19 e ainda sem sinal da vacina no Brasil, o réveillon será diferente este ano. Não haverá festa, nem os tradicionais fogos de artifício na Praia de Copacabana, no Rio. Na Avenida Paulista, em São Paulo, a queima de fogos será em um local surpresa, para evitar aglomerações. Com as recomendações de manter o isolamento, muitos vão passar a virada do ano em casa, com poucas pessoas. No entanto, para se despedir de 2020 vale a pena investir na produção. Para especialistas em moda, é possível criar looks confortáveis e que ajudem a trazer boas energias para o ano que chega, mas sem gastar muito.

— Com a quarentena acabei "reciclando" o guarda-roupas e achando peças que ainda nem tinha usado, ou pouco usadas. Como este ano não estou saindo para shoppings, optei por comprar uma blusa católica com uma amiga que vende e vou usar um short que já havia ganhado, mas ainda não tinha sido usado — conta Silvana Martins, integrante do time de "caçadores de ofertas" do "Qual oferta", plataforma dos jornais EXTRA, O Globo e Expresso que reúne, no impresso e no digital, as melhores promoções de supermercados, drogarias e lojas de departamento de Rio e Grande Rio.

A consultora de imagem de produtora de moda Taya Novaes afirma que o réveillon deste ano será uma oportunidade para que as pessoas se vistam para elas mesmas e da forma que se sintam bem.

— Vale buscar o conforto de peças com modelagem mais amplas, como as calças pantalonas e os vestidos soltinhos, e tecidos mais gostosos de vestir, como o algodão e o linho. Mas claro que o conceito de conforto não é universal: tem quem se sinta super bem em cima de um bom salto 15 cm ou dentro de uma saia lápis, por exemplo. O importante é se reconhecer no look que você escolher e, já que temos tido tão poucas oportunidades para isso, aproveitar a ocasião para se arrumar e se sentir maravilhoso.

Segundo a estilista Lívia Soares de Fátima, uma sugestão de roupa para passar o Ano Novo em casa de forma bonita e confortável são vestidos de cetim mais soltinhos, com cara de camisola.

— Eles vão bem com rasteirinha, tênis, blazers e com acessórios como cinto e colares — explica.

Como economizar com o look da virada
Ano novo, roupa nova?
Taya sugere que antes de comprar uma roupa nova o consumidor observe as peças que tem no armário.

— Se a gente olhar bem para o nosso guarda-roupa, vai ver que é possível criar novos looks a partir de peças antigas ou mesmo de peças novas que, às vezes, nem usamos ainda — afirma.

Vale a pena buscar inspirações na internet para combinações que possam ser feitas entre as peças que a pessoa já possui. Muitas vezes, um item pode ser usado de forma inusitada. A parte de cima de um biquíni pode virar um top, combinado com uma saia ou short, por exemplo. Ou uma saia longa pode ser usada como vestido, com um cinto.

— Uma ótima opção para gastar menos é tentar usar as peças do guarda roupa de um jeito criativo. Dar uma nova cara para elas. Hoje na internet tem diversos tutoriais ensinando com transformar uma t-shirt, por exemplo. Como customizar uma peça do dia a dia e dar um ar mais sofisticado. Vale a pena conferir e abusar da criatividade — aponta Lívia.

Busque promoções
Passado o Natal, algumas lojas já começam a fazer promoções. Os descontos ainda não são tão altos quanto em janeiro, mas é possível encontrar peças remarcadas em meio à coleção nova. Na dúvida, pergunte à vendedora se a loja possui itens com desconto.

Invista em acessórios
Acessórios são uma boa maneira levar mais personalidade e bossa a uma roupa antiga ou peças mais simples. Um short e camiseta brancos, por exemplo, podem se tornar mais interessantes com um colar ou brincos coloridos.

Branco ou colorido?
A cor mais escolhida para a roupa da virada costuma ser o branco, que representa a paz. No entanto, Taya afirma que o critério para a escolha da cor varia de acordo com cada pessoa.

— Eu acredito que depois de um ano tão desafiador e turbulento, o clássico branco, que representa a paz, vai ser a escolha da maioria, mas também as cores vivas e alegres, como o amarelo e o coral — diz Taya.

Já Lívia sugere misturar os tons e usar a criatividade, buscando o significado relacionado a cada cor:

— O branco é padrão, representa a paz. E pode ser usado com cores complementares como o amarelo, por exemplo, que simboliza a abundância, o verde que traz esperança, azul que representa serenidade, rosa ligado ao amor e o vermelho à paixão.


1 de setembro de 2021
Café moído acumula alta de 13,21% em 12 meses Foto: Pexel s
27 de agosto de 2021
Decoração com plantas é tendência na pandemia  Foto: Pexels
25 de agosto de 2021
Sabonete em barra é mais econômico e gera menos lixo  Foto: Pexels
25 de agosto de 2021
Mega Feirão Chatuba traz ofertas para porcelanatos, pisos e revestimentos 
23 de agosto de 2021
Quartzo possui cores mais uniformes  Foto: Pexels
19 de agosto de 2021
Decoração com elementos naturais, como palha, madeira e plantas, está em alta  Foto: Divulgação
11 de agosto de 2021
A maquiadora Fernanda Gonçalves aposta em uma sombra rosa para compor o visual  Foto: Divulgação
10 de agosto de 2021
Folhas tendem a sofrer mais com temperaturas extremas  Foto: Pexels
5 de agosto de 2021
Custo do quilowatt-hora será de quase R$ 1 neste mês Foto: Pexels 
2 de agosto de 2021
Galpão self storage da empresa Guarde Perto, na Barra da Tijuca Foto: Divulgação 
Mais Posts