Os baixos níveis nos reservatórios de água são um dos motivos para o aumento na conta de luz nos últimos meses. Mas a importância da economia de água vai muito além da energia elétrica. Na inflação de junho, a taxa de água e esgoto teve um aumento médio de 1,04% em todo o país, o que faz com que o desperdício pese diretamente no bolso. Além disso, esse é um recurso cada vez mais limitado no planeta e seu uso consciente é fundamental para um futuro sustentável.
Reduzir o tempo no banho é uma das principais formas de economizar água, mas há muito mais que pode ser feito. Reutilizar esse recurso, por exemplo, é uma boa forma de evitar desperdícios.
— Procuro juntar várias roupas para lavar de uma vez só, com a máquina cheia, em vez de ligar várias vezes. Outra dica é reaproveitar a água da máquina para lavar o quintal além de verificar as torneiras para ver se tem algum vazamento — conta Thaissa Wenky, integrante do time de "caçadores de ofertas" do "Qual oferta", plataforma dos jornais EXTRA, O Globo e Expresso que reúne, no impresso e no digital, as melhores promoções de supermercados, drogarias e lojas de departamento de Rio e Grande Rio.
Ao identificar um aumento muito significativo do consumo de água no hidrômetro, é importante que o consumidor verifique se existe algum vazamento em casa. Muitos vazamentos são difíceis de encontrar, por isso vale a pena contar com a consultoria de um profissional.
Na hora de cozinhar, a água do cozimento do macarrão ou de legumes pode ser reutilizada em outras receitas, como caldos e molhos, e até mesmo para regar as plantas, desde que o líquido não esteja salgado.
A água da chuva também pode ser captada em baldes ou cisternas, e usada para lavar a casa e o carro, além de regar as plantas e lavar as mãos.
Saiba quanto representa o desperdício
- Uma torneira pingando = 46 litros por dia
- Um filete de água de 1 milímetro = 280 litros por dia
- Um filete de 1,5 milímetros = 2.800 litros por dia
- Um filete de 3 milímetros = 8 mil litros por dia
Dicas da Cedae para economizar água
- Verifique se há vazamentos ou desperdício de água
- Ao escovar os dentes, fazer a barba ou lavar a louça não deixe a torneira aberta o tempo todo
- Ao lavar roupas, na hora de esfregar, feche a torneira do tanque e só abra de novo na hora de enxaguar
- Molhe as plantas com regador
- Use pano úmido para a limpeza da casa
- Acione a descarga no máximo 5 segundos
- Controle o tempo de permanência no banho
- Limpe quintais e calçadas com vassoura. Ou use a água que sai da máquina de lavar
- Reutilize a água