De olho em um celular novo? Saiba como escolher um aparelho na Black Friday
23 de novembro de 2020
Loja de celulares Foto: Fábio Rossi / Agência O Globo
Assinado por: O Globo
Maiores descontos devem ser encontrados em modelos mais antigos, que muitas vezes atendem às necessidades do consumidor
Após um ano de retração econômica, em razão da pandemia, o comércio está otimista com a chegada da Black Friday. Para a Confederação Nacional do Comércio (CNC), a campanha deve movimentar R$ 3,74 bilhões este ano e alcançar o maior faturamento desde 2010, quando a data foi incorporada ao calendário do varejo nacional. Para os consumidores, as promoções são uma boa oportunidade de antecipar as compras de Natal, mas é preciso cuidado para não extrapolar o orçamento.
Myrian Lund, professora de Finanças da FGV e planejadora financeira, afirma que planejamento é o segredo para fazer boas compras e economizar com os presentes, além de evitar que o consumidor seja vítima de golpes.
— É preciso se planejar e fazer uma lista com todas as pessoas que se deseja presentear, inclusive você mesmo, e o quanto se quer gastar com cada lembraça. A Black Friday é oportuna para quem tem essa lista e pesquisou os preços ao longo do ano — explica ela.
Integrante do time de "caçadores de ofertas" do "Qual oferta" — plataforma dos jornais EXTRA, O Globo e Expresso que reúne, no impresso e no digital, as melhores promoções de supermercados, drogarias e lojas de departamento de Rio e Grande Rio —, Silvana Martins já está preparando a lista deste ano para aproveitar as promoções.
— Este ano, devido à pandemia, vou dar preferência mesmo a produtos comprados pela internet, para não ter que ir ao comércio. Com certeza darei uma olhada na Black Friday para avaliar o que vale a pena. Mas é preciso ver se o valor do frete compensa e se chega a tempo para a data que quero — avisa.
O preço do frete é realmente um ponto importante a ser observado, aponta Myrian. Segundo a planejadora financeira, os consumidores pessoa física devem adotar os mesmos hábitos das empresas, de fazer pelo menos três cotações antes de fechar uma compra. Na Black Friday, ela recomenda que, ao buscar o preço mais baixo, o consumidor inclua o frete no cálculo.
— O preço do frete às vezes representa mais de 10% do valor da mercadoria. Em alguns casos, pode ser que o frete grátis seja mais vantajoso que um desconto no produto.
A especialista também alerta para as falsas promoções, conhecidas nas redes sociais como "Black Fraude". Elas ocorrem quando uma loja aumenta o preço do produto para depois adicionar o desconto, chegando ao mesmo valor que se tinha inicialmente, por exemplo. Também há casos em que a loja anuncia um preço supostamente abaixo do mercado, mas ao comparar com outros estabelecimentos, o consumidor percebe que há opções mais baratas.
Além desses cuidados, Myrian recomenda que os consumidores sejam conscientes na hora das compras, e evitem gastos desnecessários.
— Nunca gaste mais do que 50% do que você recebe de décimo terceiro. Existem sempre muitos gastos no fim de ano, como caixinhas de Natal, amigo oculto. E quando chega o início do ano, vêm também as despesas que pegam as pessoas sempre na contramão, porque gastaram muito no Natal, como compra de material escolar, pagamento de IPVA etc. Quando mais a pessoa fizer sobrar, mais consegue realizar sonhos, como viajar ou ter um réveillon melhor.
Como aproveitar a Black Friday
1) Verifique se as promoções são verdadeiras
Há diversos sites que comparam preços e mostram o histórico de um produto em uma mesma loja. Entre eles, Buscapé, Zoom, JáCotei.
A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) também lançou um programa de extensão para o Chrome, chamado Mais Barato Proteste. O plugin monitora mais de 30 lojas em todo o Brasil e é exibido ao acessar a página de um produto dessas lojas.
A ferramenta tem um monitorador de preços, que avisa o consumidor por e-mail quando o produto desejado chega ao valor que a pessoa quer pagar. Além disso, permite conferir o histórico de preços daquele produto, além de comparar o valor com os de outras grandes lojas. Para baixar o plugin, basta acessar maisbarato.proteste.org.br.
2) Faça listas
Planeje o que precisa ser comprado para evitar gastos por impulso. Estabeleça o preço que deseja pagar e um limite de custo que não deve ser ultrapassado.
— Na hora que a gente entra na internet e vê as promoções, começa a querer tudo. Não é para comprar só porque está na promoção, é preciso ficar limitado à lista — afirma Myrian.
3) Frete
Preste atenção ao valor do frete e ao tempo de entrega previsto. Para garantir que o presente seja entregue à tempo do Natal, o melhor é escolher uma opção cuja entrega seja pelo menos alguns dias antes da data.
4) Busque mais descontos
Em algumas lojas, além do desconto da Black Friday, o consumidor pode conseguir ofertas adicionais para pagamentos à vista. Ou, ainda, opções que oferecem cashback — o retorno de uma parte do valor da compra em dinheiro ou créditos na loja.
5) Verifique se o site é confiável
A variedade de lojas online é grande e muitas vezes o consumidor pode ser atraído por preços muito mais baixos que os do mercado. Nessa hora, é importante desconfiar e verificar se a loja é confiável. Busque avaliações de outros consumidores em sites como Reclame Aqui, e confira se a loja possui telefone e e-mail para contato em caso de problemas.