Aprenda a acertar na compra do perfume e ainda economizar

19 de fevereiro de 2020

Foto: Arquivo

Assinado por:  O Globo

Colônia, eau de toilette, de parfum... São muitas variações que fazem diferença no orçamento

RIO - Dizem que nos menores frascos estão os melhores perfumes. Verdade ou não, ao comprar uma fragrância, é preciso levar em conta fatores além do tamanho da embalagem e do aroma. Entender o que são os diferentes produtos nas prateleiras das lojas e aprender a escolher o perfume ideal para a intenção de uso são medidas importantes tanto para acertar na compra quanto para economizar.

Em uma escala crescente de concentração de fragrância, existem a colônia, o eau de toilette, o eau de parfum e o perfume (ou parfum, como se diz em francês). Ainda há o splash: segundo o consultor e especialista em perfumes Dênis Pagani, trata-se de uma espécie de colônia — ou seja, é pouco concentrado —, mas com enfoque de uso distinto, já que pode ser usado em bastante quantidade no corpo inteiro. Quanto maior a concentração da fragrância na fórmula, maiores são o preço de venda do produto e a duração do aroma na pele.

Mas também há diferenças de intenção entre as variedades. Autor do site 1nariz, Pagani explica que o eau de toilette sempre será mais luminoso e vibrante do que o eau de parfum da mesma fragrância. Para acertar na compra, o ideal é equilibrar as características do produto com o gosto pessoal de quem vai utilizá-lo. Isso quer dizer que, para quem prefere um aroma com leveza para o dia a dia, por exemplo, não é necessário um investimento tão grande em um perfume — algo mais barato já satisfaz.

— O parfum de uma fragrância valoriza matérias-primas que são mais intensas e profundas, então usa extratos florais que são mais nobres e específicos, mais caros mesmo. Talvez não seja um perfume para usar tão corriqueiramente. Se a pessoa quer um perfume para se refrescar, ele vai estar provavelmente nas concentrações um pouco mais baixas, no eau de toilette ou na colônia. Se quer alguma coisa mais intensa, com personalidade e presença, ele vai estar provavelmente nas concentrações mais altas — indica o especialista em perfumes.

Para economizar na aquisição de perfumes, o consumidor deve ficar atento a promoções feitas por grandes lojas e multimarcas. Comprar em estabelecimentos desconhecidos não é indicado, já que existe o risco de levar para casa um produto falsificado. A internet facilita a pesquisa de preços e, nos sites de comércio eletrônico, vale a pena checar se há itens de outlet ou em liquidação. Embora seja difícil encontrar lançamentos com descontos, dá para garimpar perfumes corriqueiros e edições especiais com preços em conta. 

De acordo com Dênis Pagani, a disputa de duas grandes marcas nacionais pela liderança do mercado brasileiro de perfumes tem sido favorável aos consumidores, que vem se beneficiando das promoções competitivas promovidas pelas empresas.

Leia ainda:

— Tenho visto muitas ofertas boas o ano inteiro, de perfumes com até 50% de desconto. Logo após datas comemorativas, sempre há grandes promoções também — diz o consultor.

A jornalista e empreendedora Denise Wasserman, de 54 anos, tem preferência por perfumes importados e, para economizar, procura comprá-los em free shops ou sites estrangeiros.

— Geralmente, gasto cerca de 50 dólares em um frasco de 50mL, que dura um ano, usando todo dia. Acho que é bem econômico — conta a integrante do time de "caçadores de ofertas" do "Qual oferta", plataforma dos jornais EXTRA, O Globo e Expresso que reúne, no impresso e no digital, as melhores promoções de supermercados, drogarias e lojas de departamento de Rio e Grande Rio.

Para Pagani, é importante que a compra de perfumes seja consciente. Ele diz que, frequentemente, as pessoas têm dois ou três perfumes de uso corrente, e mais dois ou três para ocasiões especiais. O problema é que, às vezes, essas ocasiões especiais só acontecem uma ou duas vezes por ano. Surge, então, o risco do desperdício, já que perfume estraga, especialmente após aberto. Quanto mais ar entra no frasco, mais oxigênio fica em contato com as matérias-primas da fragrância. Com isso, há a possibilidade de elas oxidarem mais rapidamente e de o cheiro do produto se modificar.

— Vale a pena rever essa categoria do perfume especial. O dia de se sentir bonito, preparado, olhado e sedutor, todas essas fantasias que a gente coloca no perfume, é todo dia. Depois de abrir, tem que usar o produto. É legal ter um para o momento de a gente se sentir diferente, mas deve-se colocar esse diferente um pouco mais perto da vida real, para fazer o negócio circular e trazer um pouco de beleza para o cotidiano também — pondera o consultor e especialista em perfumes.


1 de setembro de 2021
Café moído acumula alta de 13,21% em 12 meses Foto: Pexel s
27 de agosto de 2021
Decoração com plantas é tendência na pandemia  Foto: Pexels
25 de agosto de 2021
Sabonete em barra é mais econômico e gera menos lixo  Foto: Pexels
25 de agosto de 2021
Mega Feirão Chatuba traz ofertas para porcelanatos, pisos e revestimentos 
23 de agosto de 2021
Quartzo possui cores mais uniformes  Foto: Pexels
19 de agosto de 2021
Decoração com elementos naturais, como palha, madeira e plantas, está em alta  Foto: Divulgação
11 de agosto de 2021
A maquiadora Fernanda Gonçalves aposta em uma sombra rosa para compor o visual  Foto: Divulgação
10 de agosto de 2021
Folhas tendem a sofrer mais com temperaturas extremas  Foto: Pexels
5 de agosto de 2021
Custo do quilowatt-hora será de quase R$ 1 neste mês Foto: Pexels 
2 de agosto de 2021
Galpão self storage da empresa Guarde Perto, na Barra da Tijuca Foto: Divulgação 
Mais Posts